Esta foi uma semana agitada para o novo Secretário Nacional de Juventude do PT, Valdemir Pascoal, que se reuniu com juventudes partidárias da base aliada do governo da presidenta Dilma e com parlamentares do PT.
Com André Tokarski, presidente da União da Juventude Socialista (UJS), foi reafirmada a cooperação histórica entre a organização comunista e a JPT, duas das maiores organizações juvenis do país, que estão hoje à frente da Secretaria, Conselho e 2a Conferência Nacional de Juventude do Governo Federal. Foi destacada a vontade de aproximar cada vez mais as ações na UNE e nos movimentos juvenis. Com Gabriel Souza, presidente da Juventude do PMDB, principal aliado do governo, foi ressaltada a parceria estratégica entre as duas organizações, que tem crescido também em nível municipal, estadual e nas articulações por políticas de juventude desde a campanha presidencial. Com Josbertini Clementino e Darcy Vieira, dirigentes nacionais da Juventude Socialista do PDT, o diálogo girou em torno da necessidade de avançar nas relações políticas bilaterais, construir iniciativas comuns nas agendas juvenis de 2011 e valorizar a relação política entre jovens petistas e brizolistas.
Em todas as conversas esteve presente o interesse em pautar o debate geracional e juvenil da reforma política, a colaboração para o fortalecimento da Frente Parlamentar de Juventude da Câmara dos Deputados e o diálogo para intervir no processo da 2a Conferência Nacional de Juventude.
No Congresso Nacional, Valdemir Pascoal se reuniu com o coordenador da Frente Parlamentar de Juventude, Domingos Neto (PSB-CE), que se compometeu em informar à JPT toda a agenda de reuniões previstas. Também se reuniu com o deputado jovem Gabriel Guimarães (PT-MG), que representa a bancada petista na coordenação da Frente, e com o relator da Comissão de Reforma Política da Casa, Henrique Fontana (PT-RS).
Com o deputado Gabriel Guimarães ficou acertado fortalecer a atuação do PT nas matérias e temas de interesse da juventude na Câmara e no Poder Legislativo como um todo, discutir com movimentos juvenis ligados ao partido assuntos de interesse comum com a Frente e debater a reforma política com recorte juvenil. Já Henrique Fontana se colocou à disposição do novo Secretário Nacional de Juventude do PT para dialogar sobre a reforma política.
Assessoria JPT
Nenhum comentário:
Postar um comentário